• Quem somos

  • Kit de Finanças

  • Eventos

  • Nossa maior Dívida

  • Testemunhos

Por que muitos não prosperam em seus negócios?

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes em teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Provérbios 3:5-6. Lendo um testemunho de George Muller, achei que seria interessante repassá-lo aos irmãos, pois poderia ser de grande valia para aqueles que pretendem abrir seus próprios negócios, ou que são funcionários. Muller alerta:

“Outra razão pela qual os filhos de Deus não têm sucesso em sua vocação é o fato de tentarem começar seus negócios com muito pouco capital. Se um crente não tem capital algum, ou dispõe de muito pouco em relação ao que o seu negócio requer, ele deveria perguntar a si mesmo: “Se fosse da vontade de meu Pai celestial que eu abrisse este negócio, Ele teria me dado o dinheiro necessário para começar. Uma vez que Ele não me deu, seria esta uma indicação clara de que, por agora, eu deveria continuar no meu atual emprego?”

Deus pode prover o dinheiro através de uma variedade de formas. Mas se Ele não remove o impedimento, e o irmão persiste no negócio e compra tudo o que precisa a crédito, ele apenas dará razões a si mesmo para se preocupar com as contas. A melhor coisa a fazer nestas circunstâncias é reconhecer seu pecado e buscar a misericordiosa ajuda de Deus para trazê-lo a uma posição correta. Suponhamos que todos estes pontos anteriores tenham sido observados, mas negligenciamos em buscar a bênção de Deus sobre nossa vocação. Não deveríamos nos surpreender se encontrarmos dificuldade sobre dificuldade. Não é suficiente que busquemos a ajuda de Deus para as coisas espirituais. Devemos buscar Sua ajuda e benção pela oração e súplica para todas as preocupações normais desta vida.

“Homens de negócio cristãos sofrem em suas vidas espirituais, trazem culpa às suas consciências por conduzir seus negócios do mesmo modo que os não-regenerados o fazem. A competição no comércio, tempos ruins, e superpopulação são apresentados como motivos pelos quais não se pode esperar que um negócio conduzido conforme a Palavra de Deus prospere”. (pg. 211). “Poucas pessoas têm a santa determinação de confiar no Deus vivo e depender dEle de forma que uma boa consciência possa ser mantida. Alguns estão em profissões nas quais não podem continuar com uma consciência tranqüila. Mas eles temem deixar suas profissões para não se tornarem desempregados. Desejo mostrar a estas pessoas que Deus é fiel e que podemos confiar nele sem reservas” (pg. 77).

Em nossos contatos com vários irmãos, percebemos que muitos “se metem” em negócios que nunca são dirigidos por Deus e trazem muitos transtornos para si mesmos e para seus familiares. Não conseguem pagar seus débitos, causando prejuízos enormes a pessoas descrentes, proporcionando que o nome do Senhor seja enlameado por estes péssimos testemunhos.

*Citações extraídas do livro A Biografia de George Muller, Editora Ide.

Valdir Flora Batista é empresário licenciado em Teologia e fundador do Projeto Vida sem Dívidas.